SWOT junto a metodologia DISC

0
313

O perfil DISC de uma pessoa pode ser de grande ajuda para uma análise SWOT, apesar de o perfil DISC ser só uma parte da pessoa, pois uma pessoa é muito mais do que seus comportamentos.

A analise de SWOT em português chamado de FOFA, é uma ferramenta que pode ser utilizada para análise de cenários em empresas, ou até mesmo usado para pessoas as siglas FOFA quer dizer forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, ela tem seu desenvolvimento creditado a Albert Humphrey, graças a uma pesquisa na Universidade de Stanford.

Na utilização da ferramenta SWOT em pessoas, temos as fraquezas e as forças relacionadas á essa pessoa, como exemplo limitações e seus talentos, enquanto em ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente externo.

Uma das ferramentas para identificar a fraqueza e a força de uma pessoa é através da metodologia DISC, a qual mensura traços de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

É importante sempre se lembrar que é uns possibilidade, não é uma certeza então são “possíveis” fraquezas e forças, é importante sempre conversar com a pessoa e confirmar isso.

A metodologia é neutra, ela não é capaz de classificar pessoas como boas ou ruins, também não está relacionado perfil nenhum a fracassos ou sucessos, felicidade ou infelicidade de uma pessoa.

Unindo DISC com SWOT pode contribuir para uma excelente aliança, contribuindo para aqueles que aumejam se conhecer melhor.

fonte coaching.blog, wikipédia.