Se desafie mais

0
244

A maioria das pessoas vê o desafio como um jogo, um obstáculo a ser superado, uma batalha ou uma disputa. Mas, quando refletimos melhor sobre a origem dessa palavra “desafio”, que possui sua origem no latim disfidare que pode tomar o significados “dis = afastamento + fides = fé“, descobrimos então que a palavra desafio pode assumir um sentido de “afastamento da fé“.

Sem nenhum proselitismo religioso é necessário entendermos um pouco mais sobre o que é a fé.
A palavra “fé” tendo sua orgigem no latim fides significando “crer“, “confiança”. A fé é a crença total em alguém ou algo, ainda que não haja nenhuma evidência que comprove a veracidade do que você tem fé. É uma atitude contrária á dúvida.

Podemos chegar em um bom senso e concluir que que desafio pode significar “afastamento daquilo que cremos“, como assim?
É simples, quando nós nos desafiamos a fazer algo, passamos por um processo no qual precisamos nos afastar daquilo que acreditamos para nos aproximar de algo novo, de uma nova reflexão de uma nova meta.

Se ainda não ficou claro imagine que você precise fazer 15 pães por dia, quando você é desafiado a fazer 20 pães por dia, será necessário que se distancie daquilo que faz você acreditar que só pode fazer 15 pães por dia. Mas quando você consegue, e tenta numa próxima vez a fazer 25 pães é necessário que se afaste de novo daquela ideia de que só consegue fazer 20 pães. Compreende?

Quando passamos a pensar desta forma, vemos que o fato de fazer com que as pessoas não enfrentem um desafio é por conta da sua maneira de ver, que acaba por limita o “tentar” fazer.

Um profissional de coaching pode te apoiar você a se desafiar, procurando a nos ajudar a refletir, para que encontremos nossas próprias respostas, desvendando um novo olhar sobre nossas crenças e nossos desafios.

fonte coaching.blog (Paulo Teixeira)