Qual a diferença entre Coaching e Outplacement

0
397

Vejo muitas dúvidas frequentes de pessoas que não sabem quando se deve contratar um Coaching de Carreira ou um Outplacement, qual é a diferença entre as duas? Quando devo contratar um outplacement? Quando devo contratar um coaching de carreira?

O que é o Coaching de Carreira?

O coaching de carreira tem como objetivo ajudar a pessoas que estão no processo de mudança de carreiras, eles ajudam profissionais a identificarem com mais clareza o que querem para si no mercado de trabalho, criando e desenvolvendo estratégias para chegar ao se objetivo tão desejado, é indicado para profissionais que queiram um redirecionamento em suas carreiras, alinhando vida pessoal coma vida profissional, tendo um equilibrio quanto as suas prioridades.

O que é o Outplacement?

É uma ferramenta que humaniza o processo de demissão. Como assim?
O objetivo da ferramenta é para beneficiar os dois lados no processo de demissão, funcionando da seguinte forma: o funcionário que é dispensado recebe uma orientação de perto para poder conseguir uma nova possição no mercado de trabalho, quanto a empresa cumpre seu papel social, apoiando o funcionário que foi demitido, conseguentemente gerando uma boa imagem para a empresa tanto externamente quanto internamente entre os funcionários, minimizando assim o impacto do desligamento do funcionário, a ferramenta é um verdadeiro diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Só após ele acolher o ex funcionário , ajudando a refazer o curriculo, analisando a rede de contato que a pessoa possui verificando qual é a mais benéfica para o seu caso, faz uma analise de carreira vendo quais são seus objetivos, seja ele abrir seu próprio negócio ingressar em outro cargo ou empresa, só após tudo isso é feita a recolocação no mercado de trabalho.O trabalho da consultoria é finalizado só após a recolocação, como resultado o ex funcionário não fica desamparado conseguindo uma recolocação no mercado, e a empresa que fez a demissão fica bem vista por sua soliedariedade.

Exemplos de quando se usa um Outplacement ou um Coaching de Carreira:

Situação 1 : Um funcionário quer voltar a ser diretor comercial de uma multi nacional, qual dos dois profissonais é mais indicado? Outplacement, pois com usas etapas prepara o cliente rumo ao seu novo passo de carreira.

Situação 2 : Uma pessoa está cansado de trabalhar como executivo e não quer mais voltar a trabalhar nesse cargo, qual dos dois profissionais é mais indicado? Coaching de Carreira, pois isso ajudaria ele a descobrir quais são suas possibilidades para este momento de sua carreira.

Fontes: sbcoaching, guiadacarreira, coaching.blog