O que é Neurocoaching senão a unificação da neurociência + coaching

0
1923

Neurociência para coaching

Neurociência é um conjunto de ciências que estuda o funcionamento do cérebro, respondendo questões sobre: como ele é, como se desenvolve, como evoluí, sua história na evolução humana e muito mais.

A contribuição da neurociência está nos conhecimentos que são aplicáveis na vida cotidiana das pessoas, usufruindo dos benefícios em diversas áreas do conhecimento humano: saúde, educação, psicologia, esportes e muitas outras.

De um modo geral, a Neurociência estuda o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos que, por sua vez, são responsáveis pela coordenação das atividades físicas, vitais, emocional e mentais dos seres humanos.

Coaching

Coaching é um processo de orientação pessoal, profissional ou de equipes que visa aumentar performance ou atingir resultados claramente definidos pelo buscador. O processo faz uso de metodologias, técnicas, perguntas e ferramentas que auxiliam o coach (profissional qualificado) no trabalho com o coachee (cliente).

Neurocoaching

Portanto, neurocoching é o processo que avalia o pensamento, sentimento e comportamento do conchee em relação ao objetivo desejado. O coach, por sua vez, através das ferramentas de coaching, trabalha com o coachee o caminho para ultrapassar limites e alcançar objetivos desejados.

Neurocoaching é a união dos conhecimentos das neurociências e coaching com objetivo de maximizar os resultados de um indivíduo, grupo ou empresa, através das descobertas das neurociências e das ferramentas de coaching.

Neurociência para coaches

Do aprendizado

O aprendizado é um processo que depende puramente de experiências, vivências, tentativas e erros. Para ter o entendimento pleno de qualquer questão é preciso aplica-lo, vivenciá-lo e principalmente ter um motivo para a ação; a motivação.

Neste sentido, o papel do coach é fazer perguntas que estimule mudança na mente do coachee:

– Qual é a situação atual?
– Para onde quer ir?
– Quando quer chegar lá?
– Porque acredita que pode chegar lá?
– O que te impede de ter o que deseja agora?
– O que te motiva seguir adiante?

O coachee pode aprender e até vivenciar, mas o que levará certamente ao resultado final é o verdadeiro motivo da ação*.

Fórmula do aprendizado

Mudança com a experiência e motivação = base do aprendizado, transformação e resultados.

* a motivação é o que faz o coachee a se empenhar na prática.

Curso de neurocoachingNeurociência para coaches