O que é Coaching?

0
737

O que é Coaching?

Coaching significa treinamento. Coaching é um processo que tem como objetivo aumentar a performance de pessoas, equipes ou empresas, alcançando resultados através das ferramentas, metodologias e técnicas validadas cientificamente, aplicadas por um coach (profissional capacitado ou treinador) em parceria com o coachee (cliente ou treinado).

O Coaching é um poderoso processo de aceleração de metas e objetivos

É um processo focado em ações do coachee/cliente para a realização de suas metas e objetivos. Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandir, usando os seguintes processos:

1. O processo de investigação, reflexão e conscientização.
2. Descoberta pessoal dos pontos fortes e de melhoria.
3. Aumento da consciência de si mesmo.
4. Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida.
5. Estrutura e foco.
6. Feedback realista.
7. Apoio.

O processo de Coaching apoia as pessoas a avançar em relação às suas metas mais importantes, e a realizar seus objetivos, o foco é nas possibilidades futuras e como transformá-las em realidade.

Onde o Coaching pode ser aplicado?

O processo de coaching pode ser aplicado em quaisquer áreas do conhecimento humano. Na maioria dos casos o pedido de aplicação de coaching acontece para desenvolvimento pessoal, profissional, relacionamento, saúde e bem-estar, lideranças e outros. A verdade é que o coaching pode ser aplicado em quaisquer áreas do conhecimento humano e a aplicação depende apenas da habilidade do coache e das ferramentas que utiliza para o processo.

Quais são os benefícios com a prática do Coaching?

São inúmeros. Um dos maiores benefícios é a descoberta de si mesmo, é conquistar autonomia, desenvolver a capacidade de aprendizado, descobrir seus valores, transformar crenças limitantes em crenças de possibilidades e fazer escolhas.

Como identificar um bom Coach?

“Um bom coach precisa ter: interesse genuíno pelas pessoas, intuição e percepção aguçadas, disposição para ouvir e bom senso, além de ter formação profissional na técnica Coaching – o que lhe permite proporcionar um bom desempenho com resultados concretos. É alguém capaz de enxergar o que não está aparente e, principalmente, fazer o coachee ver quem ele é, onde está, aonde quer chegar e, se possível, dispor de elementos para iluminar seu caminho”. Sofia Esteves

Como é organizado o processo de Coaching?

O processo é organizado por sessões. A primeira sessão tem como objetivo fazer levantamento do que o coachee pretende alcançar com o processo; na sequência estabelece-se o objetivo, depois descobre-se qual é a real necessidade do processo, cria-se um compromisso para ações, se determina o que será feito, faz acompanhamento, encorajamentos, controle e análise dos resultados, feedback e dependendo do caso faz uma revisão ou alinhamento de metas.

Quais são os tipos de Coaching?


Quais são as ferramentas de um coach?

Depende da escola que ele se forma e do número de formações que ele possuí. A maioria das escolas oferecem apenas 10 a 15 ferramentas por cada formação. As ferramentas são técnicas aplicadas pela psicologia positiva, psicologia cognitiva, programação neurolinguística (PNL), gestão empresarial, neurociência e muitas outras.

Compartilhar
Artigo anteriorLife Coaching
Próximo artigoO que define um bom coach?
Adi Barbosa é Master Coaching de Negócios com dupla certificação e Professional Coach in Business and Human Resources pela EPC, Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL, Analista Comportamental DISC pela Solides, idealizador do método IDEIA e da ferramenta PSC, vem auxiliando empreendedores e advogados obterem resultados pela internet.