O que é coaching holístico?

Acesso ao curso profissionalizante com formação em master coach holístico

0
31
O que é Coaching Holistico

O que é coaching holístico?

O Coaching Holístico é considerado uma metodologia de desenvolvimento que ajuda o ser humano em sua totalidade. Auxilia o indivíduo por completo, sem priorizar áreas ou questões isoladas. O coaching holístico deve manter o foco relacionado à busca da espiritualidade.

Os processos de coaching trabalham com soluções paliativas, práticas, não é um tratamento aprofundado como vemos na psicologia, o objetivo do coaching holístico é trazer uma visão mais aprofundada de si mesmo, trabalhando com todas as questões que afetam o objetivo de um indivíduo.

Os profissionais dessa área afirmam que todos os campos da sua vida estão conectados, pois no momento que alterar um dos campos, outras partes naturalmente vão ter uma reação também.

Esses campos são nomeados por: físico (relacionado a parte física do corpo), mental (relaciona-se a parte cognitiva e tomada de decisões), emocional (ligado intimamente as sensações e sentimentos), e espiritual (relacionado a parte motivacional e espiritual). Dentro desses campos podem ter áreas da vida que o cliente queira trabalhar como carreira, família, a parte social, relacionamentos, talentos, aptidões entre outros.

Seja um terapeuta holísticoEntão os especialistas podem trabalhar quaisquer áreas da vida do paciente, lembrando a ele sempre que ao alterar um ponto da vida dele, todos os outros pontos vão ter uma reação, que pode ajudar ou prejudicar, como por exemplo: “uma pessoa quer trabalhar seu plano de carreira, quer arrumar uma nova profissão, ele vai dedicar boa parte do seu tempo estudando e se dedicando, o que pode afetar outras áreas como a da família por exemplo, pois quanto mais tempo investindo em algo, menos tempo vai ter para outras coisas”.

O que um especialista holístico vai fazer por você é ajudar definir metas ligados a um objetivo muito pontual, ajudando a equilibrar todas as áreas da vida, e trazendo a tona até
mesmo vontade ou esclarecer melhor qual é o real desejo e objetivo do cliente. Buscando uma realização espiritual.

Coaching holístico não tem como objetivo substituir a psicologia, e sim ajudar a trazer motivações para soluções mais paliativas. Caso tenha transtornos mentais sérios, ou até
mesmos traumas, é só consultar um psicólogo que através de um tratamento profundo e gradual vai ajudar a lidar com esses problemas.

Quais são os benefícios do coaching holístico?

• Quebra de hábitos negativos: todo o procedimento tem como objetivo traçar novas metas para poder melhorar os hábitos, através de técnicas de coaching pode ajudar a reconhecer padrões negativos e conseguir finalmente mudar a própria forma de proceder.

• Melhora dos relacionamentos: como já havia dito, todos os campos da vida estão conectados a todas as áreas, então é natural que através das sessões de coaching holístico consiga melhorar muito bem os seus relacionamentos, seja familiar, romântico ou até mesmo social.

• Auto conhecimento: esse tratamento ajuda a trazer reflexões e análises sobre si próprio, questionando seus desejos e buscando entender melhor as suas vontades, é um procedimento gradual mas que trás muitas clarezas.

• Mais prático: coaching holístico não tem como objetivo se aprofundar demais no passado e resolver traumas, e sim buscar compreender o que está por trás das suas motivações agora, e quais são as soluções para resolver esses problemas para que dessa forma consiga alcançar os seus objetivos.

Quem não deve fazer coaching holístico?

Qualquer pessoa é livre para iniciar um tratamento através de processos de coaching holístico, mas algumas delas não devem apenas fazer coaching.

Muitas pessoas precisam de apoio psicológicos, pessoas com depressão, ansiedade, traumas e fobias, não devem apenas fazer coaching, pois caso seguirem por esse caminho, vão tratar seus próprios problemas como se fossem “falta de motivação, ou até mesmo preguiça”, o que não é verdade, pois transtornos mentais são problemas seríssimos, que é necessário sim uma investigação mais aprofundada, é um trabalho mais lento, é tudo o que o coaching não é.

Todos os procedimentos de coaching são para soluções práticas e objetivas, uma pessoa formada em coaching jamais vai fazer o papel de um psicólogo, não pode! É irresponsável.

“Então eu não posso fazer coaching mesmo se estiver fazendo tratamento com psicólogos?” Não necessariamente, unir os dois pode sim ajudar a ter uma vida mais plena e saudável, pois a psicologia vai estar ajudando a tratar de problemas profundos e o coaching holístico vai te ajudar a estabelecer metas e alcançar um objetivo mais palpável ligado a parte espiritual.

Como funciona uma sessão de coaching holístico?

Ao marcar uma consulta com especialista, o profissional vai fazer algumas perguntas para conhecer melhor o seu cliente, entender quais são os seus objetivos, suas dificuldades, seus pontos positivos, como todas as áreas da sua vida vão estar sendo afetadas naquele momento, buscar entender o que motiva a buscar um tratamento de coaching holístico.

As consultas podem ser realizadas presenciais ou à distância, alguns especialistas têm abordagens diferentes, alguns podem estar incluindo técnicas holísticas, para poder trazer um diferencial do seu tratamento, como por exemplo incluir, musicoterapia, aromaterapia, entre outros.

Lembrando que o especialista está ali para te ajudar a trazer um alívio espiritual, mas não ligado na parte religiosa, então todas as práticas não tem a finalidade de doutrinar ninguém.

O especialista vai ajudar a desenvolver metas, vai buscar entender onde está falhando, o porquê de estar falhando em suas decisões, vai ajudar a quebrar padrões de crença negativos, para assim desenvolver hábitos mais produtivos.

Quanto custa e quanto tempo demora?

O valor de uma sessão de coaching holístico pode sim variar e muito! vai depender do profissional, do local e da sua formação, no geral fica entre R$ 50,00 chegando até
custar R$ 500,00 uma única sessão de mentoria! O tempo de uma única sessão varia entre 60 minutos até 80 minutos.

Muitos profissionais trabalham com cinco, chegando até doze sessões. Portanto não esqueça de procurar por profissionais especializados, e não deixe de comparar os preços em sua região!!

Curso de coaching holístico

Onde e com quem fazer a formação em coaching holístico?

Apresentação e acesso a programação de diversos cursos online, incluindo: curso de coaching holístico

Compartilhar
Artigo anteriorFerramenta de coaching – Zonas de energia para o trabalho
Avatar
Adi Barbosa é Psicoterapeuta e Master Coach com dupla certificação e Professional Coach in Business and Human Resources pela EPC, Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL, Analista Comportamental DISC pela Solides e idealizador do método IDEIA: uma antiga Arte de bem viver com a Ciência da vida. Ajuda terapeutas atraírem clientes pela internet através de estratégias avançadas de marketing digital.