O que define um bom coach?

0
897

O que define um bom coach?

Por Otavio Levir Serra

A questão seguinte foi feita no intuito de entender quais característica definem um bom coach, ou seja, aquele que “entrega valor”. Na pesquisa de campo foram trazidas algumas características para um bom coach, tais como ser uma pessoa ética, carismática, capacitado e que tenha capacidade de adaptação. Estas foram as diretrizes que todos seguiram, apresentando maior detalhamento caso a caso.

Um coach do Grupo 2 relata: “Para mim o coach é aquele que não fica engessado dentro das ferramentas que passaram para ele. Nos cursos de formação você aprende algumas ferramentas e tem que adaptá-las. Ele mesmo tem que montar as ferramentas dentro do que for necessário.”

A partir do relato acima, e de outros coaches do Grupo 2, foi possível perceber que a metodologia dada nos cursos e certificações não é geralmente utilizada de maneira padronizada e idêntica em todos os processos. O coach tende a utilizar um estilo próprio que é composto pelas ferramentas aprendidas, porém de maneiras adaptadas. O coaching, segundo os respondentes, varia também de coachee para coachee, conforme suas necessidades e demandas.

O credenciamento na ICF (International coaching Federation) da instituição que oferece os cursos de formação, apareceu como importante e indispensável pré-requisito para o exercício da função de coach, segundo alguns coaches do Grupo 2.

Confidencialidade, profissionalismo e respeito também são critérios indispensáveis para os respondentes.Além disso ressaltam a necessidade de empatia entre as partes. O coach, segundo um respondente do Grupo 2, precisa ser um excelente ouvinte e uma pessoa atenta para fazer as perguntas de acordo com o que vai aparecendo durante o processo – “Não podemos ter roteiro” – diz este coach.

Neste sentido, entende-se que administrar a ansiedade e as próprias emoções é extremamente importante para o coach. Equilíbrio emocional é uma habilidade que o profissional de coaching deve desenvolver e trabalhar, para que assim possa realizar o trabalho com qualidade, segundo os respondentes do Grupo 2.

Outras características apareceram na pesquisa também, tais como: Capacitação em instituições “respeitadas”, entendimento do ser humano, genuíno interesse em ajudar as pessoas, maturidade, compromisso, aquele que força você a sair da zona de conforto, que tem alegria de viver, bem resolvido, feliz, bem humorado, leve, experiente, humano, solidário, generoso, que gosta de gente e de se relacionar, que respeita seus próprios valores, imparcial, empático, com dois anos de experiência pelo menos, engajado, que escuta o potencial, que fala com propósito, que sabe o que perguntar e como perguntar, que respeita a agenda do coachee. Por fim, os respondentes se referem às onze competências da ICF, listadas abaixo, como habilidades e práticas que definem um bom coach.

1. Cumprindo as diretrizes éticas e padrões profissionais
2. Estabelecendo o acordo de coaching
3. Estabelecendo confiança e intimidade com o cliente
4. Presença em coaching
5. Escuta ativa
6. Questionamento instigante
7. Comunicação direta
8. Criando conscientização
9. Desenvolvendo ações
10. Planejamento e definição de metas
11. Gestão de progresso e responsabilização

O que fica mais em evidência como característica de um bom coach, para o Grupo 1, é a capacidade de gerar empatia e confiança no coachee, bem como sua credibilidade no mercado. Para o Grupo 2, comenta-se com mais frequência na capacidade de adaptação aos diferentes casos e processos de coaching que surgem, mesclando as metodologias conforme as necessidades do coachee.

Compartilhar
Artigo anteriorO que é Coaching?
Próximo artigoFerramentas de Coaching – Segurança no processo de coaching
Adi Barbosa é Master Coaching de Negócios com dupla certificação e Professional Coach in Business and Human Resources pela EPC, Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL, Analista Comportamental DISC pela Solides, idealizador do método IDEIA e da ferramenta PSC, vem auxiliando empreendedores e advogados obterem resultados pela internet.