Life Coaching o que é? Quais tipos de Life Coaching? Por que fazer Life Coach?

0
2132
Senior businessman helping his younger colleague with financial analysis

Life Coaching é uma profissão que é profundamente diferente de consultoria, mentoring, aconselhamento, terapia ou aconselhamento. Life Coaching ou Coaching de Vida utiliza ferramentas de coaching para auxiliar o coachee atingir objetivos pessoais, ter sucesso nos negócios, identificar carreira, alcançar alta performance, melhorar os relacionamentos pessoais, profissionais, emagrecer ou explorar quaisquer áreas do conhecimento humano ou do Estudo da Roda da Vida

O processo de coaching auxilia o coachee identificar suas habilidades, competências, crenças e valores para que o mesmo possa definir metas e alcançar seus objetivos, melhorando assim sua qualidade de vida. Deste modo, podemos dizer que o Life Coaching promove um alinhamento entre pensamento, sentimento e comportamento, de modo que o coachee possa encontrar equilíbrio entre vida pessoal, profissional e espiritual.

“Todos nós desejamos uma saúde vibrante, um trabalho significativo e relacionamentos felizes e satisfatórios. Temos tempo para brincar, amar, relaxar, contribuir, sonhar e até mesmo nos aventurar. No entanto, poucos de nós sabem como projetar uma vida equilibrada, planejada e satisfatória em sua mais profunda subjetividade.” – John ScullyImagine

Veja o que algumas sessões de life coaching pode lhe proporcionar:

* Ajudá-lo á conhecer um pouco mais sobre si mesmo.
* Ajudá-lo a descobrir o que é realmente mais importante para você em sua vida.
* Ajudá-lo a identificar e reorganizar suas crenças e valores mais importantes.
* Ajudá-lo a elaborar um plano de para alcançar quaisquer tipos de objetivos.
* Ajudá-lo a eliminar quaisquer obstáculos que estão te impedindo neste primeiro momento.
* Comemorar com você todos seus avanços e vitórias.

Life Coaching irá ajudá-lo a olhar para a sua vida a partir de um ponto de vista diferente, bem como ajudá-lo a desenvolver um plano de ação para mudar o que é que você gostaria de mudar em sua vida. Ao procurar um profissional de coaching você deve estar no mínimo decidido a fazer mudanças reais em sua vida, já que, segundo Albert Einstein – “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, portanto, é importante saber que você deve não apenas decidir por mudança, mas comprometer-se de que irá tomar todas as medidas necessárias para que seu objetivo seja alcançado e o estado de felicidade tome conta do seu ser.

Como é feito o atendimento de life coaching?

O processo visa fazer uma série de perguntas certas e para tal o coach verifica quais ferramentas serão aplicadas para capacitá-lo a encontrar as respostas dentro de si mesmo. Todo processo visa ajudá-lo a conectar-se a sua mente e emoção de forma que suas limitações sejam vencidas e você caminhe para ver seu sonho realizado em um prazo definido durante o processo.

O atendimento de Life Coaching (Coaching de Vida) ocorre com clientes que procuram individualmente um coach para ter acompanhamento na resolução de problemas de sua vida pessoal; eventualmente pode ser feito também na empresa, em situações em que a empresa disponibiliza atendimento de coaching para funcionários que vão ser desligados ou remanejados, ou como recurso para auxiliar um funcionário que está apresentando queda de rendimento por conta de problemas pessoais (nesta situação o ideal é aplicar o coaching executivo).

Sobre o processo ou treinamento

O treinamento clássico consiste de uma sessão com duração de uma hora ou uma hora e meia realizada semanalmente; ao longo do acompanhamento as sessões podem ser espaçadas e ocorrer quinzenalmente, de acordo com as necessidades do cliente.

Duas ideias básicas norteiam o trabalho de Coaching de Vida ou Life Coaching:

1) O cliente é responsável pelas coisas que ocorrem em sua vida, é personagem ativo nesse processo. Se ele se enxergar como uma mera vítima de circunstâncias externas qualquer possibilidade de transformação interior fica praticamente bloqueada.

2) O cliente pode aprender novos comportamentos e novas estruturas de pensamento analítico. Nossas crenças, valões e hábitos não são inatas. Elas foram aprendidas ao longo da vida; minha forma de julgar (e normalmente pré-julgar) pessoas e situações também foi moldada ao longo do tempo. É importante compreender que a mesma forma de pensar e de agir vai produzir sempre os mesmos resultados; essa é a grande motivação para produzir mudanças.

Portanto, o Coaching de Vida promove um intenso processo de autoconhecimento em que o cliente consegue entender melhor os processos pela qual está passando e as mudanças que deseja realizar em sua vida. É importante entender que Coaching não é terapia: seu foco está em treinar novas competências comportamentais, no autoconhecimento, em desenvolver novas estratégias para lidar com as demandas da vida pessoal e na arte de transformar a si mesmo através de si próprio.

Procure profissionais com foco em sua área de interesse

“Quem deseja uma vida melhor e se sente obrigado a fazer mudanças vai se beneficiar muito do processo de Life Coaching. O grande trunfo para a construção de uma prática de coaching de vida envolve trabalhar com um nicho específico. Os coaches de maior sucesso não escolhem apenas um foco estreito de coaching. O nicho e o mercado organicamente se desenvolvem a partir das habilidades do coach, interesses e experiências de vida. Quanto mais paixão o coach tiver com o nicho de mercado que escolheu, mais bem sucedido ele será”. – Sulivan França

– Life coaching de emagrecimento
– Life coaching de espiritualidade
– Life coaching de carreira
– Life coaching de relacionamento
– Life coaching de alta performance
– Life coaching de preparação para faculdade
– Life coaching de gestão financeira
– Life coaching de …

Antes de terminar este artigo peço a gentileza que responda a seguintes perguntas:

– O que você realmente quer em sua vida pessoal?
– Quais mudanças importantes você conseguiu fazer até o presente momento?
– O que te impede de alcançar seu objetivo pessoal neste momento?
– O que você pode fazer para alcançar seu objetivo?
– Em quanto tempo acredita que pode ser feito?
– Quando vai começar agir?
– Qual é seu motivo ou porque você merece alcançar seu objetivo?
– Se você alcança-se seu objetivo hoje, você desejaria ficar com ele?

Encontre personal life coach em nossa galeria de autores.