Objetivo da ferramenta: Ajudar o coachee a substituir crenças limitantes por crenças fortalecedoras.


1. Pergunte a si mesmo: “O que eu quero fazer em vez de me preocupar?”

2. Providencie uma alavanca e compreenda o que a preocupação faz para destruir sua vida. Leve ao limiar: verifique o quanto custaria à sua vida, em última análise, para que não deseje mais pagar esse preço. Imagine a alegria de se livrar dessa angústia, e ser realmente livre, de uma vez por todas!

3. Interrompa o padrão! Cada vez que se preocupar, trate de romper o padrão, de uma maneira afrontosa. Crie uma estratégia para interromper o padrão mental.

4. Crie uma alternativa fortalecedora. O que fará em vez de se preocupar? Pegue sua agenda, e escreva um programa do que pode fazer de imediato.

5. Condicione o novo padrão: imagine e ensaie de uma forma vi vida esse novo padrão, com tremenda intensidade emocional e repetição, até que o novo pensamento, comportamento ou padrão emocional se torne automático. Reforce com o primeiro passo: imagine-se a alcançar o êxito, muitas e muitas vezes. Ver os resultados com antecedência pode lhe proporcionar o prazer que deseja. Use a repetição e a intensidade emocional para condicionar o novo padrão, até que seja consistente.

6. Verifique se funciona. Pense na situação que costumava preocupá-lo, e observe se já não o preocupa mais.Objetivo da ferramenta: Ajudar o coachee a substituir crenças limitantes por crenças fortalecedoras.

APRENDA aplicar esta ferramenta ASSISTINDO a vídeo aula: