Dicas para o sucesso profissional

0
715

Dicas para o sucesso profissional

Por Saturnino Pimenta*

No mundo empresarial é muito comum os líderes ficarem expostos a algum tipo de risco é quase que impossível liderar sem riscos, pois eles aparecem de diversas formas. Quando a empresa faz a fusão com outra empresa, quando a empresa lança um novo produto, quando a empresa cresce, quando o faturamento aumenta, quando inicia um novo mês, quando aparece algum cliente insatisfeito com o seu produto ou serviço. Neste cenário o líder autoconfiante consegue direcionar sua empresa com uma postura muito mais estimulante, o clima interno fica mais descontraído e se instala um ambiente de produtividade e crescimento. Ter autoconfiança é o que permite ao líder correr riscos.

Para conquistar e manter autoconfiança segue dicas importantes

1. Aceite desafios, mas calcule os riscos: Não tem como evitar os riscos, eles vão aparecer. Portanto conheça muito bem quais são as possíveis falhas em sua empresa e prepare sua equipe para lidar com cada uma delas, não espere que os problemas venham até você. Ainda nas empresas existem muitos líderes bombeiros, estão o tempo todo apagando fogo e isto ocorre porque eles não possuem um planejamento de risco do seu negócio. Crie o seu planejamento de risco é muito simples, basta colocar em um papel duas colunas, na primeira coluna coloque o seguinte título: POSSÍVEIS AMEÇAS; em outra coluna coloque: POSSÍVEIS SOLUÇÕES; em seguida preencha estas duas colunas, isto já é o suficiente para que você comece calcular os riscos do seu negócio.

2. Acredite em seu potencial: Você se sentirá muito mais confiante quando reconhecer no que você é bom, a insegurança aparece quando duvidamos do nosso potencial. Faça agora uma lista de todas as suas características positivas, em seguida peça para as pessoas que te conhecem também enumerar suas características, depois releia a lista caso queira coloque onde você possa ver facilmente. Esta simples atitude tem o poder de aumentar sua autoconfiança. Existe uma frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que contribui para tudo que foi dito: “CONHEÇA-TE A TI MESMO”. Conhecer-se é o ponto de partida para conquistar uma vida plena, realizada e próspera.

Fonte

Extraído do livro: Super Dicas para Superlíderes, autor Saturnino S. A. Pimenta