Como funciona o teste MBTI?

0
768

A duração da aplicação do MBTI é de cerca de 14 minutos, o teste se compõe por diversas questões, que devem ser respondidas em escalas de discordo totalmente até concordo totalmente.

Cada um que faz o teste pode ser classificado por quatro letras e elas seguem uma ordem, dentro de cerca de 16 combinações de possibilidades diferentes. As letras do teste são dos termos em inglês, por isso que em português elas por consequência não correspondem ás letras iniciais das palavras.

São divididos em 4 grupos e seus aspectos:

Personalidade Analista (INTJs, INTPs, ENTJs e ENTPs)

Eles costumam ser independentes, possuem mente aberta, possuem uma abordagem baseada na imparcialidade e racionalidade.

Se destacam bastante em debates intelectuais e nos campos tecnológicos e/ou científico, são excelentes agentes estratégicos, valorizam mais a funcionalidade do que a aparencia, eles acabam por ter dificuldades em áreas interpessoais, artísticas e filosóficas.

Personalidade Diplomata (INFJs, INFPs, ENFJs e ENFPs)

Costumam ser pessoas cooperativas, tendo uma profunda criatividade, eles costumam ser destaque nas áreas da diplomacia, aconselhamento e consultoria, costumam fazer o papel de conciliador no ambiente em que ele convive.

São pessoas carismáticas, empáticas, calorosas, são pessoas bem emocionais podendo ter uma grande dificuldade em tomar desições racionais e difíceis.

Personalidade Guardiã (ISTJs, ISFJs, ESTJs e ESFJs)

Costumam ser pessoas práticas e cooperativas, procurando sempre promover a ordem, a estabilidade e segurança de qualquer ambiente.

São observadoras, tem uma grande tendência de seguir firme com seus planos, não evitam tarefas difíceis, são muito seguras de si, muitas vezes tendo uma grande dificuldade de aceitar pontos de vistas diferentes dos seus.

Personalidade Exploradora (ISTPs, ISFPs, ESTPs e ESFPs)

Costumam ser utilitários e práticos, são motivos de destaque por sua capacidade rápida e sua capacidade de analisar fatos sem a ajuda de outros, conseguem com uma maestria convencer aos seus semelhantes que têm a solução para o problema.

São pessoas bastante espontâneas, suas características podem leva-l a se focar em trabalhos mais prazerosos do que rentáveis, ou atividades arriscadas.

Os 5 aspectos de personalidade.
(quando combinados, definem os 5 tipos de personalidade)

*Aspecto Mental
A nossa interação com os outros..

(I) Indivíduos Introvertidos dão preferencia a atividades mais indivíduais, preferem refletir antes de agir por isso possuem uma cautela no que falam, costumam a se sentir desconfortaveis com interações sociais frequentes. Preferem ter seu tempo pra pensar recuperam suas energias sozinho, costumam ser pouco sociáveis.

(E) Indivíduos Extrovertidos dão preferencias a atividades em grupo, costumam ser impulsivos, agem primeiro sem pensar de mais nas conseguências , gostam de pensar enquanto falam, são pessoas bastante comunicativas, gostam de estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo, são bastante sociáveis.

*Aspecto Energia
Como vemos o mundo e processamos as informações ao nosso redor..

(N) Indivíduos Intuitivos costumam ter grande imaginação e inteligência associativa, são imaginativos, entende tudo ao seu redor em base as suas impressões, confiam mais na intuição. Dão preferencias a informações abstratas e teóricas.

(S) Indivíduos Observadores costumam ser realistas, gostam de informações bem definidas, tem uma maior confiança em coisas palpáveis e concretas, se concentram em cada fato isoladamente, possuem facilidade em números e matérias exatas.

*Aspecto Natureza
Como cada pessoa lida com suas emoções e como cada pessoa toma suas ações.

(T) Indivíduos Racionais procuram sempre tomar decisões por em base a lógica, são geralmente alguelas pessoas que passam uma imagem de rigidez, que são determinadas e usam a razão acima de tudo.

(F) Indivíduos Sentimentais são pessoas que costumam seguir seus sentimentos, são geralmente visto como pessoas mais altruístas, com um titmo mais lento, possuem uma grande capacidade de acreditar nas pessoas facilmente.

*Aspecto Tática
Nossos planejamentos e tomada de decisões, nossa relação com o trabalho.

(J) Indivíduos Julgadores costumam gostar a trabalhar com prazos definidos, preferem seguir regras e diretrizes claras, são pessoas decididas.

(P) Indivíduo Perceptivos costumam se sentir a vontade com prazos abertos, sempre buscando liberdade, são muito bons em improvisar.

*Identidade

Indivíduos Turbulentos costumam se preocupar com a sua imagem, são motivados pela busca da excelência, são autodesafiantes.

Indivíduos Assertivos costuam ser pessoas calmas, se recusando sempre a se preocupar de mais com as coisas, são emocionalmente estáveis.

Fonte sistemizecoach