Como estabelecer metas usando a ferramenta de coaching Smart

0
5132

Um guia definitivo para você estabelecer metas e objetivos em quatro passos simples

1º Passo

Pense no seu futuro, onde quer chegar nos próximos 5, 10 ou 15 anos. Você pode chegar a conclusões como “quero emagrecer”, “quero ser um grande músico”, “quero ensinar muitas pessoas” e etc. Faça uma lista deste pensamentos em uma folha branca e, se você for do tipo criativo, pode até arriscar desenhar ou reunir fotos que te conectem as coisas que você deseja para seu futuro O objetivo desta etapa é fazer você se transportar para dentro do seus sonhos e definir as coisas que realmente importam para você.

Pense também em um futuro onde você não completou os itens da lista de sonhos. Você será frustrado por não ter completado estas metas? Antecipar sua frustração também ajuda a dimensionar suas metas e objetivos.

2º Passo

Quebre seus sonhos em metas menores e específicas. Pergunte a si mesmo sobre o que você gostaria de alcançar em cada área da sua vida (saúde, financeira, emocional, espiritual e etc.) e como você gostaria de estar em um prazo de cinco anos.

Como metas de carreira, você pode se perguntar qual é o seu emprego/cargo dos sonhos. Seja objetivo e condizente com a área profissional em que atua. Observe pessoas que alcançaram os cargos e objetivos profissionais próximos aos seus e trace padrões de hábitos para aproximá-los das suas metas. Por exemplo, se você quer ser um blogueiro famoso na área de gestão financeira, faça uma busca no Google sobre blogs deste assunto, busque saber qual é a idade deste blogs, quantos artigos semanais eles publicam, como eles se relacionam com os leitores nas redes sociais e etc.

Se você está buscando um cargo em uma multinacional como a Vale, comece observando a página da empresa no Linkedin. Além de oportunidades de carreira, dentro do página você encontra comentários de funcionários e ex-funcionários. Basta analisar o perfil destes funcionários (se estiverem abertos ao público) e você poderá ver onde trabalharam anteriormente, quais universidades e cursos realizaram. Com essas informações você poderá montar um plano mais específicos para concorrer a um cargo nessa empresa.

Explorando a área de carreiras, faça algumas perguntas como:

Nas minhas condições atuais, estou preparado para este emprego?
Quais os passos que preciso tomar para me preparar?
Quais são meus obstáculos ?
Preciso de um diploma ou certificado específico?
Preciso mudar de cidade?
Em questão de metas financeiras, a minha dica é você se esforçar para pensar no longo prazo. O perfil do consumidor brasileiro está muito ligado ao consumo, às parcelas e, consequentemente, às dividas. Por isso estabelecer metas financeiras parece uma questão muito difícil. Se você quer comprar um carro novo ou fazer uma viagem para Europa nas férias, comece simulando todas as suas despesas e trace seus objetivos à partir do montante total dos gastos de cada meta.

No caso da viagem, você pode começar um ano antes a buscar o preço das passagens, dos hotéis, dos restaurantes e a definir a data de suas viagens. Se por exemplo o custo total desta meta for de R$6.500,00 e você pretende fazer a viagem nos próximos 2 anos. Calcular este valor agora já te dá uma dimensão de a economia precisa ser de R$270,83 por mês para quando chegar próximo da viagem você ficar tranquilo financeiramente para realizar esse sonho.

Você também pode fazer perguntas como:

As minhas despesas são maiores que minhas receitas?
O que posso fazer para economizar e cortar gastos?
Qual é o salário ideal para viver mais tranquilo com as contas e os meus sonhos de consumo?
Como posso aumentar minha renda? Ganhando um aumento ou trabalhando como freelancer?
Estou poupando ou investindo meu dinheiro?
Quanto eu consigo poupar por mês
Quanto preciso economizar por mês para atingir minhas metas em 2, 4 ou 6 anos?

3º Passo

Use o método SMART para transformar suas metas em planos de ações. Essa técnica é bem simples de ser feita e seus resultados são imediatos na organização das suas metas. Cada letra no SMART significa um adjetivo que uma maneira eficaz de estabelecer metas. Para exemplificar vamos utilizar esta técnica com a meta de emagrecer.

Specific – “Quero ser mais saudavel” é muito amplo e não oferece nada de prático para você aplicar isso no dia a dia. “Quero emagrecer” , “Quero parar de comer carne vermelha”, “Quero começar a malhar” são frases mais específicas e deixam o objetivo inicial de “Quero ser mais saudável” mais prático e objetivo.

Measurable – “Quero emagrecer 5 quilos” te dá o poder de medir o seu progresso perante sua meta. Outro ponto importante de criar metas mensuráveis é que você consegue medir sua a produtividade para alcançar uma meta. Por exemplo, se você percebe que em um mês emagreceu menos que os outros, pode ser que realizou menos atividades ou relaxou na dieta. Com esse aprendizado, quando alcançar a meta de 5 quilos, você saberá o que foi produtivo ou não para alcançar uma meta de 10 quilos.

Attainabe – aqui a reflexão é para saber se a sua meta é atingível. Se você acima da média de peso ideal e sempre cultivou hábitos ruins para a saúde, coloca uma meta de emagrecer 30 quilos pode ser frustrante pois em curto prazo é inatingível. Mudar hábitos levam tempo, disciplina e muito esforço. Comece com uma meta pequena, que precise de esforço par atingir mas que seja alcançável. A sensação da bater essa meta será incrível e vai te dar mais motivação para atingir metas maiores!

Relevant – “Eu quero emagrecer 5 quilos pois minha família tem histórico de hipertensão e diabetes. Se não começar a emagrecer e ter hábitos saudáveis agora, no futuro minha saúde será prejudicada”. A frase ficou longa mas conecta a sua meta em um sentido mais emocional. Crie metas relevantes para você, que tenham verdadeira propósitos na sua vida. Metas sem relevância não vão sair do papel e, mesmo quando alcançadas, vão gerar muito menos prazer do que algo que faça diferença real para sua vida.

Timely – “Eu quero emagrecer 5 quilos em 6 meses” te move para um compromisso com hora e data marcada. A pressão é maior mas ao mesmo tempo a visão do seu futuro quando realizar a meta é mais clara. Metas que são estabelecidas sem hora e data para acontecer são sempre deixadas para depois. Quando deixamos as coisas pra depois elas sempre ficam mais difíceis, sempre arranjamos ainda mais desculpas para não faze-las.

4º Passo

Estabeleça prioridades de tempo e importância. Agora que você já tem as Metas SMART em suas mãos. Fica mais simples priorizar o que precisa completar em curto, médio e longo prazo. Coloque metas que envolvam atividades pendentes como prioridade máxima. Essas são as metas de coisas que você deveriam fazer ou estavam em atraso, como por exemplo pagar uma dívida. Começar a malhar pode ser uma prioridade média se você está se preparando para uma prova ou um concurso que exige muito dos seus tempos livres.

Sempre faça um balanço do que é mais importante e deve ser feito agora e o que pode ser realizado nos próximos seis meses ou um ano.

Dicas Finais

– Escreva suas metas com lápis e papel;
– Converse com pessoas que realizaram as metas que você estabeleceu, peça dicas, conselhos e compartilhe seu progresso;

Curso 110 Ferramentas de Coaching

O Curso 110 Ferramentas de Coaching inclui: 110 videoaulas detalhadas sobre o uso de cada ferramenta + ferramentas prontas para utilizar com seus clientes + Bônus. São 110 Ferramentas inéditas de alto impacto, desenvolvidas com base na neurociência e nas ciências comportamentais.

SAIBA MAIS