Assesment

0
475

Assesment são ferramentas que conduz ao diagnóstico do potencial das pessoas. Seu termo em inglês significa avaliação, no ambiente corporativo, o termo se tornou uma espécie de sinônimo de gestão profissional.

As ferramentas de assesment pode ajudar com o propósito de aperfeiçoar os processos do dia a dia, visando aumento da produtividade, melhorando o relacionamento interpessoal entre subordinados e chefes até mesmo entre colegas de trabalho.

Nas empresas são utilizadas na hora de avaliar o desempenho de seus colaboradores, criar planos de carreira, medir o clima organizacional, elas servem, principalmente para que o profissional perceba seus pontos fortes e as áreas necessárias a serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.

Atualmente a Birkman e o MBTI são consideradas as mais atuais e modernas sendo usadas em escala global.

Através da ferramenta Brikman pode ser definido o foco organizacional, sendo ele voltado para execução, comunicação, administração ou planejamento. Estas informações completadas pelo perfil do MBTI, se torna ainda mais completa. A ferramenta Birkman pode também ser usada como orientação de carreira, podendo definir em quais profissões a pessoa teria mais chance de ter sucesso, sendo baseadas nas suas habilidades comportamentais que foram identificadas durante o processo. Nem sempre o que é o nosso interesse de fazer fazemos melhor, a ferramenta pode sim lhe ajudar a enxergar isso, trazendo singularidade.

MBTI diferente da Birkman que tem o objetivo de entendermos melhor quais as necessidades da pessoa, MBTI indica quais são suas preferências psicológicas.
Quando ela está em processos de recrutamento e seleção não conseguimos diagnosticar com precisão as afinidades do candidato por área de trabalho e as suas competências comportamentais, ela junto a ferramenta Brikman podem oferecer informações a respeito de comportamentos mais específicos, seu nível de empatia, como ele lida com mudanças, e até as áreas profissionais de maior interesse.

Estas ferramentas são apenas dois exemplos das mais modernas, utilizadas com o foco no auxilio em um processo assessment bem conduzido.

Fontes administradores, slacoaching.