
SWOT vem da siglas em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, em português a tradução fica Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, conhecida no Brasil também como análise FOFA.
A análise SWOT foi desenvolvida na Universidade de Stanford nos Estados Unidos da América, desenvolvida na década de 60, com o objetivo de fazer uma análise de cenário usada como uma base para planejamento estratégico e gestão de uma empresa.
Por ser uma ferramenta simples, ela acabou se tornando muito popular e, pode ser utilizada para literalmente qualquer tipo de situação, desde gestão de uma multinacional á criação de um blog
Como se deve utilizar a análise SWOT (FOFA)?
Essa análise como já dito um pouco acima é simples, ela é dividida em quatro categorias: amientes externos e internos forças que atrapalham ou ajudam na conquista do objetivo.
Na análise SWOT, as fraquezas e as forças são formadas pela posição atual da empresa, quase sempre, a fatores internos. Para que a empresa rentabilize o que tem de positivo, a análise desses fatores é particularmente importante
As oportunidades e ameaças são antecipadas do futuro estando relacionadas a fatores externos que são permitidos a identificação dos aspectos que podem constituir ameaças á implementação de certas estratégias e outros que podendo constituir-se como oportunidades para alcançar objetivos delineados para tais organizações.
Para entendermos melhor a análise SWOT (FOFA) é importante sabermos o significado de cada uma das suas siglas.
Strenghts (Força)
Você deve listar nesse os elementos internos que trazem os benefícios para o negócio. Pensando sobre os pontos que estão sob controle da sua empresa, como a localização, união da equipe ou processos internos. Procure listar somente o que realmente faz diferença para o seu negócio.
Weaknesses (Fraquezas)
São elementos internos que atrapalham a sua empresa. Pensando sobre os pontos que estão sob controle da sua empresa, mas que não ajudam a chegar aonde você quer. Pontos como matéria prima escassa, baixa qualificação da equipe, falha em processos. Não bastanta somente listar essas coisas deve buscar uma solução para resolver esses problemas.
Opportunities (Oportunidades)
São elementos externos que podem afetar seu negócio de uma forma positiva como o lançamento de uma nova tecnologia ou até mesmo a aprovação de uma lei. É de grande importancia listar esses determinados pontos para que sua empresa esteja preparada para caso alguns dela se torne realidade.
Threats (Ameaças)
São elementos também são no ambiente externo, são aquelas situações que caso aconteça, podem atrapalhar sua empresa como por exemplo: entrada de um concorrente, catástrofes naturais, pirataria etc.. É importante ter essas ameaças em mente para já ir ter soluções caso possa vir acontecer.
Fonte destinonegocio